Hey pessoal!
Tempos atrás me deparei com uma matéria muito legal citando os "10 melhores filmes sobre punk rock". Eu como amante do estilo punk e amante do cinema achei essa junção perfeita e salvei a listinha com os filmes pra assistir e fazer a minha versão desse post aqui hehe!
Demorei alguns meses, mas assisti tudo, então deem valor heim!! Porque hoje finalmente venho compartilhar uma breve sinopse de cada filme e também minha opinião sobre todos! Bora lá, que esse post tá muitooo especial 🤘
01. Rock ’n’ Roll High School (1979)
02. The Decline of Western Civilization (1981)
03. Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1982)
04. Valley Girl (1983)
05. Suburbia (1984)
06. Sid and Nancy (1986)
07. SLC Punk! (1998)
08. What We Do Is Secret (2007)
09. We Are the Best! (2013)
10. Green Room (2015)
Rock ’n’ Roll High School (1979)
Sinopse do filme
Dirigido por Allan Arkush, o filme mostra uma diretora que vive em pé de guerra com os alunos que não querem estudar e só pensam em ouvir Rock & Roll. A líder destes alunos, a maior fã dos Ramones, acaba fazendo alguns exageros pela banda, como passar 3 dias em uma fila para comprar ingressos, ou ainda, quase morrer para entregar a letra de uma música (a que serve de tema para o filme) para o vocalista de sua banda favorita… os Ramones!
Dirigido por Allan Arkush, o filme mostra uma diretora que vive em pé de guerra com os alunos que não querem estudar e só pensam em ouvir Rock & Roll. A líder destes alunos, a maior fã dos Ramones, acaba fazendo alguns exageros pela banda, como passar 3 dias em uma fila para comprar ingressos, ou ainda, quase morrer para entregar a letra de uma música (a que serve de tema para o filme) para o vocalista de sua banda favorita… os Ramones!
Sobre o filme
Me lembrou bastante o filme No Pique de New York, porém dos anos 70/80. Não sou fã de comédia, mas é um filme divertido e bem caótico haha. Se você quer saber como eram os filmes adolescestes daquela época, esse é um ótimo exemplo! Achei bacana porque os Ramones estão no filme e tocam várias músicas, pra quem é fã, sem dúvidas é incrível! Também achei legal que demonstra bem o espírito do que é ser punk, no sentido de ir contra as autoridades e lutar pelo que você acredita. Não foi meu preferido, mas sem dúvidas acredito que esse filme marcou história e gerações.
The Decline of Western Civilization (1981)
Sinopse do filme
Juventude Decadente, dirigido por Penelope Spheeris (que também dirigiu "Os Batutinhas" chocada com isso!!!), é um documentário que mostra a cena punk rock californiana no final da década de 70 e começo dos anos 80. Penelope conseguiu captar sequências históricas de shows marcados por performances musicais eletrizantes e até mesmo algumas confusões entre músicos e plateia. Além disso, a cineasta teve o timing certeiro de focalizar as entrevistas com os integrantes das bandas em locais inusitados e em perfeita sintonia com o espírito desses grupos. Um exemplo, são os jovens e desajustados punks do emblemático Black Flag conversando dentro da igreja abandonada em que alguns deles moravam, enquanto o autodestrutivo e carismático Darby Crash, líder da banda Germs, discorre sobre a sua banda e a vida enquanto frita um ovo no muquifo sujo onde mora com o restante da banda.
Sobre o filme
Difícil escrever sobre esse filme, mas vamos lá. Primeiro ponto: incrível ser um documentário, mostrar os reais punks da época, várias bandas...Segundo ponto: a diretora ser uma mulher, apenas sensacional! Fico imaginando como foi na época em que essa mulher resolveu literalmente se enfiar no meio das bandas punk e entrevistar os caras, sério, incrível.
Um destaque: o que as pessoas achavam do famoso pogo, rodinha punk, mosh ou como queiram chamar. Foi aí nessa época com o movimento punk que essa "dança" surgiu. As pessoas ficavam tão eletrizadas, cheias de energia e raiva que ao meu entendimento o pogo surgiu naturalmente como forma de liberar todo esse sentimento. Como era algo novo e o próprio punk tinha muita raiva envolvida em suas músicas, as pessoas não sabiam lidar muito bem com aquilo e o pogo beirava a violência. Era uma mistura de "apenas uma dança pra se divertir" com os caras batendo nos outros e indo parar no hospital. Uma energia caótica.
Como disse no começo, é difícil escrever sobre esse documentário, pois tem muitas problemáticas; sem dúvidas na época acredito que isso não era tão evidente, mas hoje assistindo as entrevistas dos músicos e da galera que curtia os shows naquele época, vemos que são pessoas viciadas real em drogas, com problemas como depressão, e sérios problemas familiares. Eu como sendo uma boa amante do punk, entendo o próprio gênero como forma de se rebelar contra todo esse sofrimento, porém me questionei: se aquelas pessoas tivessem oportunidades, estrutura familiar, apoio até do próprio governo, elas sem dúvidas seriam pessoas diferentes, mais felizes e até muitas delas estariam vivas, pois alguns dos músicos mostrados no documentário como Darby Crash morreu de overdose com apenas 22 anos. Eu amo o punk e tudo o que ele representa, sem dúvidas foi um grito de socorro pra muitas gerações, principalmente quando esse gênero surgiu e o que me deixa triste é perceber que esse grito de socorro não foi ouvido e por muitas vezes até hoje ainda não é ouvido.
Bônus: Juventude Decadente é na verdade uma trilogia, sendo o primeiro este que citei, o segundo é The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years que fala sobre o gênero de metal e o terceiro é The Decline of Western Civilization Part III (1998), que mostra o estilo de vida punk de adolescentes sem-teto. Este terceiro eu assisti e também fiquei com o mesmo sentimento: pessoas desajustadas, com famílias problemáticas que acabam entrando no punk como uma maneira de sobreviver no mundo.
Ladies and Gentlemen, The Fabulous Stains (1982)
Sinopse do filme
Depois da morte de sua mãe, Corinne Burns passa a trabalhar em uma rede de fast-food para sustentar a família. Certo dia, ela dá uma entrevista a um jornalista, acaba se exaltando e é demitida. Corinne então decide formar uma banda de punk rock, a Stain, com sua irmã e uma prima. Embora as três não tenham qualquer experiência ou talento para música, uma jornalista considera o discurso de Corinne um exemplo para as mulheres. Com isso, a banda ganha espaço e sai em turnê.
Sobre o filme
Acredito que tudo o que esse filme representou para a época e até para os dias de hoje, vai além de gosto pessoal. Primeiro que pesquisando mais sobre, descobri que tem participação de Paul Simonon, do The Clash, Steve Jones e Paul Cook, do Sex Pistols!!! Mas o que chama mais atenção no filme é a rebeldia com causa da vocalista da banda Stain, ela fala o que todo mundo gostaria de falar, mas não tem coragem, ela prega o feminismo de um jeito único e mostra para as meninas da época que elas são muito mais do que um corpo, que elas podem ser tudo o que elas quiserem. Destaque para os looks, o cabelo e a maquiagem incrível e impactante da protagonista. Sem dúvidas dá muita vontade de copiar assim como as fãs da banda fazem no próprio filme. Não tem como não ser influenciada.
Deixo aqui uma frase que encontrei sobre o filme e que diz TUDO sobre o mesmo: "Não tem nada mais punk rock que ser uma mulher que fala."
Valley Girl (1983)
Sinopse do filme
Julie Richman (Deborah Foreman) é uma menina nascida e criada num bairro de classe média. Depois de ter terminado com o namorado, ela vai à festa mais esperada da temporada onde conhece o punk Randy (Nicolas Cage), um aventureiro e sensível rapaz de Hollywood. Não demora muito para os dois se sentirem atraídos um pelo outro. Entretanto, esta relação não irá agradar a todos. Julie deverá decidir o que é mais importante na sua vida: o amor pelo rapaz ou a aprovação das amigas.
Sobre o filme
Valley Girl ou Sonhos Rebeldes em português é um filme de comédia romântica bobinho dos anos 80. Não entendi muito bem do porquê desse filme estar na lista de "filmes punks", talvez pelo personagem do Nicolas Cage que é considerado "diferente" dos demais, mas ainda sim, ao meu ver, ele está bem longe de ser punk. É um filme pra assistir sem pensar muito. Eu gostei, é legal, mas nada demais. Claro, que na época pelo que entendi fez muito sucesso e eu acho isso incrível! É bacana analisar os looks, a estética e até como as mulheres e meninas eram tratadas e agiam naquela época. Mas fora isso, não trás nenhum super assunto ou discussão mais voltado ao universo punk.
Suburbia (1984)
Sinopse do filme
Evan é um garoto de família desestruturada que sai de casa sem rumo e passa a integrar os T.R. (The Rejected), um grupo de punks que ocupa uma casa abandonada e vive basicamente de pequenos furtos. Alguns atos de vandalismo, porém, passam a incomodar profundamente a sociedade local, gerando cada vez mais violência de ambos os lados.
Sobre o filme
Com roteiro e direção de Penelope Spheeris, sim a mesma que dirigiu The Decline of Western Civilization, o filme mostra um grupo de adolescentes que por causa de diversos problemas em suas famílias fogem de suas casas e passam a morar todos juntos numa casa abandonada. Achei o filme bem pesado e desde o início tem algumas cenas ao meu ver chocantes. Mas também mostra bem a realidade de muitos adolescentes e famílias desestruturadas num geral. Uma coisa que aprendi vendo esses filmes é que o estilo punk dessa maneira que é retrato para além da música, é um lugar onde as pessoas desajustadas se refugiam, porém esse lugar nem sempre é o melhor lugar. Acho que retrata tudo o que não devemos seguir e para além disso, também mostra o quanto a sociedade, o governo, enfim, não oferece a ajuda necessária. De modo geral curti o filme, vale assistir e refletir.
Sid and Nancy (1986)
Sinopse do filme
Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious já vivia uma vida problemática e revoltada como bom artista punk. Mas seu comportamento só piorou depois de conhecer a jovem Nancy Spungen, com quem experimentou momentos de extrema loucura levando o casal a um final trágico.
Sobre o filme
Sem dúvidas esse é meu filme preferido dessa listinha, até já tinha feito um post sobre ele aqui. O mais doido é pensar que é uma história real. A vida e a história de "amor" entre Sid e Nancy foi muito, mas muito conturbada. Eles realmente vivam o lema "sexo, drogas e rock and roll". Sem dúvidas, é um filme clássico que todo mundo deve assistir. Além de mostrar muito dessa loucura punk, pra quem é fã, ver um pouco mais sobre os Sex Pistols também é um prato cheio.
SLC Punk! (1998)
Sinopse do filme
Dois jovens punks fãs de rock, Steven "Stevo" e Bob "Bob Heroína", os personagens são retratados com um estereótipo de jovens anarquistas punks em meados dos anos 1980, no estado de Utah, Salt Lake City (SLC). O filme teve sua estreia no Festival Sundance de Cinema.
Sobre o filme
Eu não sei se é porque assisti esse filme com sono ou o filme em si me deu sono, mas eu não entendi a história haha. Em resumo, mostra a vida de dois amigos punks que ao contrário dos outros filmes e documentários, eles vem de uma família relativamente estabilizada e com poder aquisitivo. Um dos protagonistas é super estudioso, sempre tirou boas notas, o outro tem medo de agulha e jamais usa drogas ou apoia o ato. O filme tem um toque de comédia e talvez até uma certa ironia. Não achei muitas críticas sobre esse filme, mas talvez precisasse que alguém me explicasse, pois realmente não vi muito sentido.
What We Do Is Secret (2007)
Sinopse do filme
A história real de Darby Crash, que se tornou um ícone do punk de Los Angeles com sua banda The Germs. Junto com Lorna Doom, Pat Smear e Don Bolles, Darby Crash transformou completamente a cena punk de Los Angeles, enquanto sacrificava todos que amava, sua carreira e finalmente, sua vida.
Sobre o filme
Conheci um pouco sobre o The Germs e o seu peculiar vocalista Darby Crash justamente ao assistir "The Decline of Western Civilization" que está na lista de filmes desse post. "What We Do Is Secret" conta a história do vocalista e sua banda, mostrando que ele já veio de uma família problemática (nenhuma novidade sobre o mundo punk até aqui), Darby era filho de uma mãe alcoólatra com um marinheiro sueco, que ele só foi conhecer quando adolescente. O irmão mais velho morreu de overdose de heroína, o que viria a acontecer com Crash anos depois, a diferença entre os dois é que Darby fez de propósito. Crash era viciado por círculos, o que explica o logo da The Germs. O vocalista costumava fazer a marca da banda no braço ou ombro de alguém da plateia. Como? Cigarro! Além das queimaduras, ele curtia se cortar, pra entrar no palco sangrando.
Morreu de overdose aos 22, com apenas um álbum gravado. Pode parecer pouco, mas não é. “Forming/Sexboy“, EP da banda de 1977, é considerado a primeira gravação de punk rock em Los Angeles. O suicídio de Crash foi proposital. No filme mostra que ele disse a uma amiga que iria se matar, ela disse que também queria, juntos foram a casa dela, mas Darby injetou em sua amiga uma dose normal da droga, poupando sua vida, enquanto ele usou uma dose muito mais forte provocando assim sua morte. Porque fez isso? Talvez para ser idolatrado ou talvez só não aguentasse mais. Porém a morte de Darby recebeu pouca atenção da imprensa, sendo ofuscada pelo assassinato de John Lennon no mesmo dia.
Loucura a vida do rapaz e ao mesmo tempo muito intrigante. Recomendo! Ah, um dos integrantes do The Germs, Pat Smear fez parte do Nirvana e também é o atual guitarrista do Foo Fighters.
We Are the Best! (2013)
Sinopse do filme
Bobo (Mira Barkhammar) e Klara (Mira Grosin) têm 12 anos e são amigas inseparáveis. Elas são fãs de punk e sentem-se deslocadas na escola e em suas famílias, já que todos dizem que o punk morreu. Um dia, como provocação a um grupo de garotos, elas resolvem montar uma banda. Não demora muito para que convidem para o grupo Hedvig (Liv LeMoyne), devido ao seu talento no violão. Entretanto, Hedvig é cristã e nada tem a ver com o estilo punk de ser, tendo que ser iniciada no movimento por Bobo e Klara. O roteirista e diretor Lukas Moodysson adaptou o filme da história em quadrinhos autobiográfica de sua esposa Coco, Never Goodnight.
Sobre o filme
Achei esse filme bonitinho, inspirador e ao mesmo tempo diferente, por se passar em Estocolmo, na capital da Suécia e também nota-se essa diferença no jogo de câmeras, na fotografia... é realmente diferente dos filmes americanos por assim dizer. Achei a história das três amigas bem interessante, primeiro porque aborda amizade, questões que enfrentamos na adolescência e claro é muito legal ver as meninas se interessarem pelo gênero punk e criarem sua própria banda como forma de revolução. O filme também faz várias críticas ao machismo, questão de gêneros, preconceitos e como as meninas são colocadas em uma caixinha pela sociedade desde muito novas; e a maneira que o diretor mostra tudo isso é algo muito bacana, porque é muito sútil e todas essas críticas podem passar despercebidas na histórias por ser algo que vivemos, infelizmente já com tanta naturalidade. Super recomendo para todas as idades!
Green Room (2015)
Sinopse do filme
Pat faz parte de uma banda de punk que luta para ter sucesso. Para se tornar conhecida, a banda faz um show em um clube nos bosques de Oregon. Mas as coisas ficam muito estranhas quando depois do show a banda testemunha um assassinato.
Pat faz parte de uma banda de punk que luta para ter sucesso. Para se tornar conhecida, a banda faz um show em um clube nos bosques de Oregon. Mas as coisas ficam muito estranhas quando depois do show a banda testemunha um assassinato.
Sobre o filme
Não gostei desse filme por ter violência demais e de filmes assim eu sempre passo longe. A banda aparece tocando só no início, quando vão fazer um show num bar neonazista e a partir daí é só violência. Achei bem pesado e por vários momentos senti uma falta de enredo na história. Até dei uma pesquisada em algumas críticas sobre esse filme e claro, tem alguns elementos interessantes, mas de maneira geral não me agradou.
__________________
Gostei muito de assistir à todos esses filmes e documentários, sair da zona de conforto, aprender mais sobre o punk, ver o punk sob diversas perspectivas... E como eu disse no início do post, deu trabalho fazer esse conteúdo heim!
Enfim, espero que tenham gostado e se já assistiram algum dos filmes ou se ficaram com vontade de assistir compartilhem comigo e compartilhem o post com a galera, eu agradeço hehe 🖤
Valéria filmes bem legais esse filme Valley Girl o Nicolas Cage está bem novinho, gostei muito de conhecer os filmes bjs.
ResponderExcluirWOW, what great line of movies! I have seen a number of them. I remember Suburbia! I will have to Google some of these and see if they are streaming anywhere. Thanks for posting this!
ResponderExcluirAllie of
www.allienyc.com
Não sou bem este estilo dePessoa, de me entregar a uma causa, não sei os nomes das banda, nem dos seus componentes, já sou quase da idade do Nike jagger e fã, muito fã de toda a musica ROK..
ResponderExcluirViva o ROKanROL. beijinho eugénia
Muito interessante! Obrigada pela partilha!
ResponderExcluirSubscreve a newsletter do blog, para saberes todas as novidades, para isso, basta aqui
Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin
Oi Valéria, você fez um ótimo trabalho! Ainda não assisti a nenhum desses filmes, não são muito o meu estilo, mas não deixaria de assistir alguns caso tenha oportunidade. A não ser pelo último, também não gosto de filmes/séries com muita violência. É interessante observar o quanto a vida de cada ser humano poderia ser muito melhor (e em alguns casos nas histórias desses filmes, poupadas) se o fato de termos sentimentos fosse levado a sério. Não é por ser criança ou adolescente que se sente menos. Essa história de "engolir o choro" só serve para machucar e desumanizar a pessoa. Educar dá trabalho, mas se alguém se propõe a isso, deve fazer da melhor maneira possível e não ter vergonha de pedir ajuda, até mesmo profissional. Infelizmente nunca foi e ainda não é a realidade. A cultura do 'ignora que passa' ainda é mais forte.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Meu Deus, acho que nunca vi nenhum desses filmes! Mas fiquei curiosa com váriooooos. Obrigada pelas dicas :)
ResponderExcluirBeijos,
Brenshelf
uhuu fiquei com vontade de ver todos!! alguns eu ja tinha começado mas nunca terminei (os arquivos não carregavam) como SLC e We are the best. poderia dar dicas de onde assistir?
ResponderExcluireu tenho o quadrinho do we are the the best!! já li e é muito divertido, pelo que recordava do inicio do filme parecia ser bem semelhantes, mas pelo que tu relatou é mais inspirado mesmo. no quadrinho nenhuma personagem é da igreja odkfokdpok
Não conheço nenhum mas já salvei aqui pra assistir! Também adorei seu blog :)
ResponderExcluirBeijos,
Carol
Haven't watched any of the movies here, however your review on each is interesting, especially Sid and Nancy, seems like something I'd want to watch.
ResponderExcluirwww.benitajames.com
O que posso dizer... Eu verdadeiramente não conhecia nenhuma das séries, admito que não sou muito chegada ao universo punk, acho muito estiloso e bonito visualmente, mas nunca me aprofundei muito. Mas vou salvar algumas das recomendações para ver futuramente.
ResponderExcluir~Kisses
https://justmegabs.blogspot.com/
Val,
ResponderExcluirDa sua listinha eu só vi Sid e Nancy.
Estou com pesquisa de público no blog e agradeço se puder responder
Beijos
www.luluonthesky.com
I haven't watched any of these films, I haven't even heard about them...I only heard about Sid and Nancy film. Thank you for sharing this.
ResponderExcluirNice review. Haven't seen any of these tho.
ResponderExcluirAnnie,
Annies Food Diary
Não conhecia esses filmes. Obrigado por trazer mais sobre esse assunto no blog. Confesso que desconhecia totalmente.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 19 de janeiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
You made a great job with this punk movie selection I love it and definietly I have to watch some of them :-) huges xx
ResponderExcluir