Little Joe
Informações Sobre o Filme
Ano de lançamento: 2019
Ano de lançamento: 2019
Gênero: Ficção científica/Drama
Duração: 1h45m
País: Áustria
Direção: Jessica Hausner
Roteiro: Jessica Hausner, Géraldine Bajard
Sinopse do filme
Alice é uma mãe dedicada. Ela cria plantas em um laboratório focado em desenvolver novas espécies. Sua invenção mais recente é uma linda flor de impressionantes habilidades terapêuticas. Se bem cuidada a flor exala uma fragrância que faz as pessoas felizes. Mas a medida que o comportamento daqueles que se encontram à sua volta começa a mudar, ela questiona se esta flor é mesmo tão inofensiva quanto parece.
Sobre o filme
Hoje quero compartilhar com vocês um filme que me chamou muito mais atenção pela fotografia e pela sonoplastia do que pela história em si.
Little Joe, filme austríaco; inclusive é o primeiro filme desse país que assisto, por isso também a indicação por aqui, afinal é legal sair do convencional as vezes e saber que ótimos filmes são feitos em diversas partes do mundo.
Com uma fotografia e paleta de cores neon me fez ficar encantada na estética do filme. Rosa e verde são as principais cores e estão presentes em todo o filme em diversas situações, na luz da estufa, no figurino... Foi realmente tudo bem pensando. Outra coisa muito legal são os ângulos que algumas cenas são filmadas, eu fiquei pensando ao assistir "mano do céu a diretora, o diretor de fotografia, o pessoal da arte tiveram um baita capricho e criatividade pra fazer esse filme" hahahaha.
Outro ponto de destaque e que não tem como não perceber é a sonoplastia; o filme não tem trilha sonora com música convencional. O que se tem são barulhos de tambores, cachorro latindo e mais vários outros sons que eu fiquei atenta pra tentar entender o que era. O pessoal do som soube utilizar muito bem tudo isso e incluir nas cenas certas. Em cada momento de tensão por exemplo ouvíamos um som específico, que vai aumentando e dando aquela sensação de que algo errado vai acontecer a qualquer instante. E toda vez que esse som começava eu já pensava "vish lá vem bomba" hahahaha.
Claro que tudo isso que eu citei é intencional, era isso que a diretora e todo o pessoal queria que o expectador sentisse e devo admitir, eles conseguiram.
Falando rapidamente sobre a história; é legal, interessante e criativa. Gera um pouco de reflexão sobre a questão da felicidade e até onde somos capazes de ir pra alcançá-la e o que fazemos para mantê-la. Outra reflexão é: você sabe mesmo o que é felicidade? Será que o que você é, o que você tem já não são suficientes para você ser feliz? É bacana refletir sobre isso. Porém acho que dava pra criar mais coisas sobre a temática do filme, é um tema bem criativo na minha opinião e que tinha tudo pra ser ainda mais explorado.
De modo geral gostei e indico pra quem curte filmes diferentes, mais cults e gosta de ver mais sobre estética, arte etc em filmes.
Caso você queria ver os posts anteriores do Movie Time, segue os links aqui em baixo: