E hoje vamos de rock nacional por aqui! Estou falando da baiana Pitty!
Eu adoroooo a Pitty, acho ela uma artista incrível. Canta, toca, compõe músicas impecáveis sem contar que ela sabe brincar com as palavras e utiliza muitas metáforas para suas canções, o que eu acho isso extremamente difícil e admirável.
Aqui vai um breve resumo da carreira da Pitty, até porque nunca postei isso antes.
Priscilla Novaes Leone nasceu em Salvador, Bahia. Cantora desde os 17 anos de idade, Pitty iniciou sua carreira profissionalmente em 1997, atuando como baterista durante dois anos na banda de punk rock Shes; apesar de realizarem alguns shows, a banda não chegou a gravar nenhum álbum. Em 1998, integra a banda de hardcore punk Inkoma, dessa vez atuando como vocalista, onde gravou um álbum de estúdio, tornando-se bastante popular na cena underground da Bahia. Em 2002, Pitty recebeu um convite do músico e produtor Rafael Ramos, que tinha como intenção produzir seu primeiro álbum solo, vindo a aceitar o convite, assinando com a gravadora Deckdisc no mesmo ano, onde lançou em 2003 o seu primeiro single, "Máscara". A canção ganhou alta rotação nas rádios, em maio de 2003 lança seu primeiro álbum de estúdio solo, Admirável Chip Novo, vendendo 370 mil cópias e tornando-se o disco de rock mais vendido de 2003 no país.
Seguindo o sucesso do primeiro álbum, os próximos trabalhos foram: Anacrônico (2005), Chiaroscuro (2009), Setevidas (2014) e Matriz (2019). Sem contar com seu projeto Agridoce (com Martin Mendonça) (2011) e mais alguns lançamentos ao vivo.
Curiosidade... Em 2012, a fortuna da cantora foi revelada pelo R7. Com isso, foi estimado que Pitty receba a cada ano 6 milhões de reais, sendo assim a 10ª mulher mais rica e bem sucedida do Brasil.
Ou seja, a Pitty pode e pode muitooo! Eu a admiro muito por ser mulher, rockeira e baiana. Acho ela um exemplo, tanto pelo que sei dela no mundo da música quanto pelo que sei dela na vida, sendo ela mesma. Muitas músicas dela me ajudaram e continuam me ajudando em inúmeras situações, cada álbum me dá um conforto na alma diferente. Sério gente, cada vez que ouço as músicas dela me identifico de um jeito muito absurdo; é doido e ao mesmo tempo muito bom! ♥
Agora que vocês já sabem mais sobre a carreira da cantora e sobre o que penso dela hehe, vamos a música indicada de hoje, que se chama "I Wanna Be" e está presente no primeiro álbum, o Admirável Chip Novo. A música é um punk rock rebelde e empoderado, que mistura inglês com português, numa letra 100% metafórica, e que fala sobre a superficialidade das relações humanas. Sobre o vídeo, não é um clipe mas sim uma apresentação ao vivo gravada em São Paulo de 2007 e presente no DVD {Des}Concerto ao vivo.
Mas agora quero saber de vocês; gostam da Pitty? Quais suas cantoras nacionais preferidas?
"Alguém me interne no paraíso
Preciso urgente dar um tempo por lá!
O dia passa enquanto eu perco o juízo
Quem foi que inventou que é assim
Sorrisos plásticos cumprindo seu papel
Enfeitando um rosto de pedra
Se a regra é ser tão simpático
Mesmo que seja só pra convencer toda plateia
I wanna be away from here
Quando essa bomba explodir
I wanna be away from here
Quando essa bomba explodir
Abraços vazios, olhares de gelo
Tão descartáveis quanto cascas no chão
Flashes capturam a melhor fachada
Mas quem vê foto não vê coração
Não quero mais fantoches ao redor
Agindo sempre assim, só quando for conveniente
Pra ganhar bônus e somar pontos
À sua carteirinha de hipócrita oficial
I wanna be away from here
Quando essa bomba explodir
I wanna be away from here
Quando essa bomba explodir"
Siga a cantora no Instagram
Apoie a cena!